Pandermil, 10 mg/g x 30 pomada
1. O que é Pandermil e para que é utilizado
Pandermil é usado no tratamento de diversas afeções da pele em adultos, tais como dermatite, reação de queimadura solar ou picada de inseto. É também utilizado em todos os casos em que esteja indicado o uso de um corticoide, tais como manifestações inflamatórias e de prurido provocadas por dermatoses.
Pandermil pomada, pela sua ação emoliente, está indicado no tratamento de lesões secas, escamosas e crónicas.
Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico.
2. O que precisa de saber antes de utilizar Pandermil
Não utilize Pandermil
– Nas dermatoses de etiologia tuberculosa ou viral sistémica e cutânea (por exemplo varicela e herpes simplex), na pele ferida, no lúpus labial ou na área genital.
– Perto dos olhos, no rosto ou zonas infetadas.
– Em crianças, a não ser por expressa indicação médica.
– Se tem alergia (hipersensibilidade) à hidrocortisona ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).
– Durante a gravidez e/ou amamentação, a não ser por expressa indicação médica.
Advertências e precauções
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Pandermil.
Pandermil é geralmente bem tolerado, mas se surgirem sinais de sensibilização, tais como sensação de queimadura, irritação ou secura da pele deve-se suspender as aplicações e consultar o médico.
Contacte o seu médico se apresentar visão turva ou outras perturbações visuais.
Tendo em conta o estatuto do medicamento (medicamento não sujeito a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia), o medicamento não deve ser dispensado nas situações abaixo descritas, exceto por indicação médica:
– Diabetes mellitus;
– Infeções ou feridas no local de tratamento ou regiões ulceradas;
– Alterações graves da circulação periférica;
– Antecedentes de úlcera péptica.
Antes de usar esta medicação o médico deve ponderar os potenciais riscos face ao benefício, devendo considerar o seguinte:
– Alergias aos corticosteroides ou a outras substâncias como conservantes, alimentos ou tintas;
– Não deve ser utilizado em crianças durante longos períodos de tempo ou em zonas muito extensas a não ser com vigilância médica;
– Deve ser evitada a utilização de corticoides cutâneos em curativos de lesões exsudativas extensas com materiais plásticos oclusivos, dada a maior propensão para a absorção sistémica, ocorrência de termólise e reações de hipersensibilidade local.
Os desportistas deverão ser alertados para o facto deste medicamento conter um componente que pode dar um resultado analítico positivo.
Informamos os nossos clientes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues no concelho do Porto, Maia, Matosinhos, Gondomar, Vila Nova de Gaia ou no balcão da Farmácia.