Lacteol é um antidiarreico de origem bacteriana. A substância ativa é constituída pelos produtos metabólicos lácticos elaborados por uma estirpe de Lactobacilos "LB" mortos após cultura em meio à base de soro de leite.
"In vitro" ou "in vivo" as peritagens farmacológicas evidenciam três tipos de mecanismos:
- A ação bacteriológica direta devido a substâncias químicas (ácido láctico e substâncias antibióticas ainda não conhecidas) produzidas por Lactobacillus "LB" (Lactobacillus fermentum e Lactobacillus delbrueckii);
- Imuno-estimulação específica das mucosas (aumento da síntese de IgA);
- Estimulação do crescimento da flora acidógena de defesa, principalmente devido à presença de múltiplas vitaminas do grupo B.
Lacteol está indicado nas seguintes situações:
- Tratamento sintomático das diarreias de origem não orgânica do adulto, da criança e do lactente.
- Em idades inferiores a 2 anos como complemento da rehidratação.
- Em idades superiores a 2 anos este tratamento não dispensa a rehidratação se esta for necessária.
Composição de Lacteol: A substância ativa de Lacteol é liofilizado de Lactobacillus "LB" (Lactobacillus fermentum e Lactobacillus delbriecki), cada cápsula contém 170 mg de liofilizado. Os outros componentes são: Composição da cápsula: dióxido de titânio (E171), água e gelatina. Excipiente: talco, ácido silícico, lactose anidra e estearato de magnésio Composição do meio de cultura: lactose mono-hidratada, extrato de levedura, peptona de caseína, acetato de sódio tri-hidratado, fosfato dipotássico anidro, sulfato de magnésio hepta-hidratado, sulfato de manganésio mono-hidratado e água purificada.
Como utilizar
Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.
Ingerir as cápsulas com água. No caso dos lactentes, o conteúdo das cápsulas pode ser diluído num "biberão" com um pouco de água.
- A dose recomendada é de 2 a 4 cápsulas por dia, conforme a intensidade dos transtornos.
- Nos casos de diarreia aguda: Duas cápsulas três vezes ao dia, no primeiro dia. Duas cápsulas duas vezes ao dia, nos dias posteriores.
Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente as informações constantes no folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Informamos os nossos clientes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues no concelho do Porto, Maia, Matosinhos, Gondomar, Vila Nova de Gaia ou no balcão da Farmácia.